Rainbow Six Siege X traz modo 6v6 e novo meta
A Ubisoft apresentou oficialmente o futuro de Rainbow Six Siege durante o evento RE:L0:AD Rio 2025. Batizada de Siege X, a nova fase do jogo começa com a décima temporada e promete transformar a experiência dos jogadores, desde a mecânica de movimento até os modos de jogo e sistema de progressão.

A estreia de Siege X ocorrerá em 10 de junho com a Operation Daybreak, marcada por mudanças profundas. Entre as principais novidades estão o modo 6v6 Dual Front, melhorias gráficas e sonoras, reestruturação do sistema de punições, e uma abordagem mais clara para novatos e veteranos. Além disso, o competitivo ganhará ainda mais destaque com eventos recorrentes e uma nova aba dedicada ao cenário de eSports.
Sistema anti-cheat e reputação ganham reforço no Rainbow Six Siege X
Uma das grandes promessas da Ubisoft para Rainbow Six Siege em 2025 é o fortalecimento das medidas contra trapaças e comportamentos tóxicos. O novo sistema R6 Shieldguard atua de forma automatizada, analisando padrões e aplicando punições com base na frequência e gravidade das infrações. Segundo a desenvolvedora, o número de trapaceiros caiu antes mesmo do lançamento oficial da nova fase.
Paralelamente, o sistema de reputação foi reformulado para oferecer feedback constante ao jogador. A punição por abandono, por exemplo, será mais tolerante com casos isolados, mas rígida com reincidentes. Serão adicionados novos elementos de reputação positiva e negativa, o que deverá estimular boas práticas nas partidas ranqueadas e casuais.

Operation Daybreak expande possibilidades com mecânicas inéditas
A chegada de Rainbow Six Siege X trará mais do que simples atualizações. O jogo contará com novas mecânicas de movimentação baseadas em impulso, um sistema de repelência avançada, e uma mudança no sistema de escolha e veto de operadores. Essas adições vão impactar diretamente o modo como os confrontos se desenrolam, exigindo adaptação até mesmo dos jogadores mais experientes.
Cinco mapas clássicos serão modernizados para acompanhar os novos recursos visuais e interativos, incluindo os ingredientes destrutíveis, um tipo de elemento de cenário que amplia as estratégias de ataque e defesa. Além disso, o menu principal será redesenhado com foco em acessibilidade e integração com o mundo competitivo do jogo.
Novos modos e desafios para iniciantes e veteranos em Rainbow Six Siege X
A Ubisoft quer tornar Rainbow Six Siege mais acessível sem comprometer sua complexidade. Por isso, Siege X incluirá um modo não ranqueado, voltado para quem deseja praticar sem pressão. Além disso, serão inseridos desafios para iniciantes, oferecendo recompensas ao longo de uma trilha de aprendizagem.
Para os jogadores que se afastaram do jogo por mais de 90 dias, um novo sistema de decadência de ranking permitirá uma reintegração mais amigável, sem prejudicar o equilíbrio competitivo. As temporadas também contarão com dois eventos de tempo limitado, com recompensas exclusivas e atividades temáticas.

Interface renovada e comunicação facilitada entre jogadores
Outra inovação importante de Rainbow Six Siege X será o novo sistema de comunicação por roda, permitindo comandos rápidos e organizados durante a partida. A função inspect weapon também será adicionada, dando mais estilo às interações com o armamento.
Durante a fase de preparação, o sistema de diálogos entre operadores adicionará mais personalidade ao elenco, com frases únicas que contextualizam relações e rivalidades. Já o rastreio de estatísticas de carreira será integrado ao menu principal, tornando mais simples acompanhar o desempenho ao longo das temporadas.
Siege Cup e cenário competitivo em destaque
A nova temporada terá ainda o lançamento do Siege Cup, um torneio interno disponível em fins de semana selecionados durante a Season 2. A partir da Season 3, o evento será semanal. Os jogadores poderão consultar estatísticas dos adversários antes das partidas, preparando melhor suas estratégias.
Esse novo modelo de competição amplia as oportunidades para jogadores amadores se destacarem no cenário competitivo. É uma aposta clara da Ubisoft em fortalecer a base da comunidade e manter o interesse no longo prazo.
Atualizações de balanceamento e melhorias nos operadores
Vários operadores passarão por ajustes no Rainbow Six Siege X. A personagem Clash, por exemplo, receberá um escudo com mecânica de expansão e retração baseada em movimento, além de um taser que agora apenas retarda os inimigos. Esse escudo poderá ser usado como cobertura fixa, com ativação remota do taser.
Outras mudanças incluem a redução do dano global nos membros, a neutralidade da eletricidade em relação a gadgets aliados e inimigos, e um novo comportamento para Jackal, que passará a escanear com apenas um ping, mantendo a leitura da idade das pegadas.
Temporadas futuras trarão novos operadores e mapas reformulados
A terceira temporada apresentará um operador suíço com uma arma inédita, além da modernização de três mapas: Consulado, Nighthaven Labs e Lair. O modo Dual Front receberá atualizações temáticas para integrar melhor a narrativa.
A quarta temporada continuará esse ritmo de evolução. Dois mapas clássicos serão reformulados, incluindo Theme Park e Skyscraper. Um novo armamento será liberado para múltiplos operadores, e o jogo contará com aliados controlados por inteligência artificial nos modos de treino.Por fim, a Ubisoft introduzirá um minimapa nas playlists de aprendizado e um novo modo de testes, onde atualizações futuras poderão ser avaliadas pela comunidade antes da implementação oficial.